A tradição do churrasco não é um privilégio apenas dos gaúchos. O mundo todo conhece e aprecia uma boa carne preparada na brasa. Pensando nisso, vamos listar aqui algumas castas que combinam bem com o assado.
Um ponto importante que deve ser destacado é saber qual o tipo de churrasco que vai ser preparado: carnes vermelhas ou brancas, mais gordurosas ou magras, com ou sem molho?
MALBEC, TANNAT OU CABERNET FRANC
Esse é o vinho que combina com o churrasco clássico de carnes mais gordurosas e pesadas, como costela e cordeiro. Os taninos harmonizam bem com a gordura e a suculência das carnes vermelhas.
CABERNET SAUVIGNON
A acidez da Cabernet harmoniza muito bem com carnes que possuem uma camada de gordura mais pronunciada, como a alcatra e a picanha.
PINOT NOIR OU MERLOT
Por não ter uma potência tão acentuada em comparação às uvas anteriores, elas combinam com embutidos e carnes com molho.
SAUVIGNON BLANC
Um par perfeito para a Sauvignon Blanc é o frango. A harmonização por proximidade de carnes brancas e vinhos brancos leves e frutados é perfeita. Também podemos pensar na costela de porco para acompanhar esta casta devido à combinação do sabor marcante do porco e taninos não tão presentes da uva.
CHARDONNAY BARRICADO
Passando para um vinho branco mais encorpado podemos fugir um pouco da combinação carne branca e vinho branco. As caracteristicas da Chardonnay nos levam para harmonizações com carnes vermelhas magras e de caça.
ESPUMANTES
O perlage dos espumantes tem como característica limpar o paladar entre um gole e outro. Além disso, é uma excelente escolha como primeiro vinho a ser servido durante o churrasco, pois irá bem com as primeiras carnes a serem servidas como aperitivos, tais como linguiça, costelinha de porco e legumes grelhados.
Conta pra gente qual é o vinho que você costuma degustar durante um churrasco.