Merlot – D.O. Vale dos Vinhedos

Merlot – D.O. Vale dos Vinhedos

QUAL A ORIGEM DA UVA?

Os primeiros registros mostram que a uva Merlot tem origem na França, na região de Bordeaux e se espalhou pelo restante do mundo, principalmente pela facilidade de adaptação da uva em diferentes climas. Além da própria França, países do Novo Mundo produzem vinhos varietais, aqueles somente de uma única uva, como assemblasses ou blends, vinhos com mais de um tipo de uva.

CARACTERÍSTICAS

A uva Merlot tem esse nome derivado da palavra francesa Merle que significa pequeno pássaro preto, uma alusão à sua cor quando madura. Existem dois tipos de vinhos Merlot: os do novo mundo e os de Bordeaux, na França. A principal diferença que influencia os vinhos destas duas regiões é o momento em que a uva é colhida, pois enquanto no novo mundo ela é tirada do pé mais tarde, trazendo um teor alcóolico maior e mais corpo por estar mais madura, em Bordeaux a uva é colhida antes, o que preserva a acidez.

Devido ao seu corpo a temperatura de serviço fica em torno de 18ºC e harmoniza com carnes leves e massas com molho vermelho.

VALE DOS VINHEDOS

O Vale dos Vinhedos, que fica localizado entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul no RS, foi a primeira Indicação Geográfica reconhecida no Brasil. Em 2002 teve o registro de Indicação de Procedência e em 2012, a primeira Denominação de Origem (D.O.) de vinhos do Brasil. Esse reconhecimento garante que há procedência geográfica única e que as vinícolas que os produzem, seguem regras regulamentadas pela legislação.
A uva Merlot se adaptou tão bem ao terroir da Serra Gaúcha que se tornou parte da história do vinho da região. De um modo geral, os vinhos com uvas merlot tem acidez e taninos macios e equilibrados, aroma intenso e frutado.

REGRAS DO D.O.

Varietal Merlot: Mínimo de 85% da variedade
Assemblage Tinto: Mínimo de 60% de Merlot + corte com uso das demais variedades autorizadas

O uso da Uva Merlot é obrigatório nos vinhos tintos finos e podem ter cortes com Cabernet Sauvignon, Tannat e Cabernet Franc e com 12% de teor alcoólico mínimo.

Atualmente há 10 vinícolas do Vale dos Vinhedos que possuem o selo de Denominação de Origem.

E nos conta, qual o seu Merlot favorito?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar para o topo