COMO SOUBEMOS DA COLHEITA?
Como já comentamos, moramos em Porto Alegre e a Serra Gaúcha é relativamente próxima, por isso em 2017 decidimos passar um aniversário de namoro visitando a região.
Despretensiosamente entramos na Vinícola Larentis, que fica na via Trento de Bento Gonçalves/RS. Ao entrar, passamos por todos os tanques de inox onde os vinhos são armazenados e fomos recebidos pelos proprietários que atendiam no balcão ao fundo. Lá pudemos conhecer e degustar os vinhos da Vinícola de uma forma muito acolhedora e simpática. Ao ver uma garrafa exposta no balcão, com o rótulo escrito “Colheita Noturna 2014”, questionamos e nos explicaram que era um evento que eles faziam apenas na Vindima e que poderíamos reservar posteriormente.
No ano seguinte acabamos não reservando mas em 2019, pudemos vivenciar essa experiência incrível.
COMO É O EVENTO?
Chegamos uns 15 minutos antes do horário solicitado, já estávamos no Vale dos Vinhedos e decidimos chegar sem pressa, o que foi ótimo porque fomos recepcionados com os Espumantes Brut e Cuveé Spéciale Brut Rosé 2017.
Após algumas explicações sobre como aconteceria o evento, fomos levados aos vinhedos onde faríamos a colheita e conhecemos o processo de fabricação dos vinhos e espumantes. Fomos levados até a Cave onde são armazenadas as barricas de carvalho e as garrafas de espumante do processo tradicional (pupitres).
Todo grupo passou para a sala de degustação com o enólogo responsável André Larentis. Pudemos conhecer e degustar 1 vinho branco, Chardonnay-Viognier 2018 e 3 vinhos tintos: Reserva Merlot 2015, Cepas Selecionadas Marselan 2014 e Gran Reserva Mérito 2012.
Depois da degustação, acontece o momento mais aguardado (pelo menos por nós): fomos para os vinhedos munidos de avental, lanterna e tesoura. Nossa missão era encher uma caixa sem amassar os cachos de uvas! Admitimos que queriamls encher mais de uma 😉
O motivo que não deveríamos amassar ou ultrapassar o limite da caixa é porque as uvas poderiam ser danificadas e elas são realmente usadas para a fabricação dos vinhos que levam o nome do evento: Colheita Noturna!
Toda essa experiência encerra com um jantar típico da região oferecido por eles mesmos.
QUANDO ACONTECE?
Antes da pandemia, esse evento acontecia anualmente todos os sábados de Fevereiro. Hoje é necessário entrar em contato para verificar.
Fizemos a reserva com aproximadamente 30 dias de antecedência e foi necessário pagamento de 50% do valor para garantia.
E DE RECORDAÇÃO?
De recordação ficaram todas as lembranças maravilhosas deste dia incrível e claro, 2 garrafas na adega!
Quando o vinho fica pronto, normalmente 18 meses depois da colheita, você tem direito a 1 garrafa de vinho da parcela colhida que leva o nome do evento. O nosso foi o Merlot Colheita Noturna 2019.
Agora nos conta uma experiência marcante em uma vinícola?
INFORMAÇÕES SOBRE O LOCAL
Via Trento – Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves – RS
De Segunda a Sexta das 9h as 17h e nos finais de semana das 13h as 17h.