Nossa ideia aqui é compartilhar algumas dicas do que já vivemos e experimentamos e que poderem ajudar quem já bebe mas sempre fica com aquela dúvida na hora de comprar ou para quem só toma vinhos suaves ou mais adocicados e quer mudar mas não drasticamente.
Mas se você quiser seguir bebendo o que já bebe, tudo bem também! O importante é aproveitar cada momento!
POR ONDE COMEÇO?
Primeiramente é interessante pensar qual o tipo de bebida eu normalmente tomo: uma bebida mais amarga e adstringente? Uma bebida mais adocicada? Uma bebida leve ou será que mais encorpada?
Ao perceber o que eu gosto de beber, fica mais fácil saber para onde ir.
QUAL MELHOR UVA?
Não existe a melhor uva mas existem as uvas que são consideradas mais fáceis de beber, como a Merlot ou Carménère para os tintos. Tomávamos muitos vinhos dessas castas no início da nossa jornada dos vinhos. Também Sauvignon Blanc para brancos sempre fizeram parte das nossas escolhas.
Prefira inicialmente vinhos mais macios e leves, assim se torna mais agradável o momento. Tomar um vinho Tannat sem nunca ter tomado vai fazer você dar meia volta.
VINHO BRANCO OU VINHO TINTO?
BRANCOS FRESCOS E MINERAIS
São aqueles vinhos que você pensa em um dia de verão! Você toma e quando vê, já se foi a garrafa. Vinhos de Sauvignon Blanc, com aromas de frutas tropicais como maracujá e abacaxi e Torrontés que remetem a notas florais como flor de laranjeira. Aqui as espumantes Brut entram muito bem pois são refrescantes e leves.
BRANCOS FRUTADOS
Aqueles vinhos mais encorpados como Chardonnay, dependendo do terroir ou do processo de fabricação pode ter aromas de frutas cítricas ou aromas de frutas mais maduras.
TINTOS DELICADOS
Aqui temos um exemplo dos vinhos da uva Pinot Noir. Ela é uma uva tão delicada e aromática que combina tanto com um dia quente de verão como um dia de inverno chuvoso.
TINTOS MADUROS E FRUTADOS
Podemos pensar nos vinhos Cabernet Sauvignon e Merlot. Eles possuem muitos aromas de frutas, são maduros, macios e redondos ao degustar.
Os vinhos mais potentes e estruturados então numa categoria que falaremos em outro post porque entendemos que eles não são para iniciantes 😉
E qual é a sua escolha?