Você sabia que o chocolate possui taninos? Isso é o que torna a harmonização com os vinhos uma das mais difíceis de ser realizada. A gordura e o açúcar tendem a roubar o nosso paladar só para eles, o que deixaria pouco espaço para que o vinho seja destacado. Levando isso em conta, a melhor maneira de casar esses dois é separando por tipo.
CHOCOLATE AMARGO
No caso do chocolate que possui em torno de 70% de cacau em sua composição, o recomendado é casar a degustação com um vinho seco, encorpado e com alto teor de açúcar residual. Nesse caso o vinho do Porto ou um colheita tardia se encaixam bem.
CHOCOLATE AO LEITE
Espumante rosé, vinho de sobremesa ou Merlot jovem são alguns exemplos de harmonizações que vão trazer uma sensação agradável em boca.
CHOCOLATE BRANCO
Essa combinação é uma das mais difíceis devido ao alto nível de gordura do chocolate branco, por isso recomenda-se que o espumante Moscatel seja o escolhido devido à sua doçura e perlage, que acaba por limpar o paladar. Vinhos tintos jovens com boa acidez, como o Pinot Noir, também cumprem seu papel nesta harmonização.
Conta pra gente qual sua harmonização de favorita chocolate com vinho.